Ilhota Fashion Day, evento gratuito e aberto ao público na próxima semana

Unknown | 07:00 | 0 comentários

Para lançar a Coleção de Verão 2015 do Polo de Moda Íntima, Praia e Fitness de Ilhota será realizado o ‘Ilhota Fashion Day’, evento gratuito e aberto ao público que contará com um desfile de 30 empresas do município no dia 12 de agosto (terça-feira), na Associação Bunge, em Gaspar, a partir das 17h. O ator global Júlio Rocha é uma das atrações confirmadas. A expectativa é que cerca de mil pessoas circulem pelo evento e mais de R$ 1 milhão sejam negociados. O “Ilhota Fashion Day” terá ainda um talkshow e exposição das marcas participantes, com produtos de alta qualidade e preço acessível reunidos em um único evento.  Lojistas, profissionais do ramo, imprensa e convidados terão o privilégio de conhecer as novidades e tendências do setor que estarão em alta no próximo ano. Fotos: fotos Propar Creative Studio.
Marca Corpo Pimenta
As 30 empresas participantes fazem parte do Projeto ‘Moda Catarina’ do SEBRAE/SC, em parceria com a prefeitura de Ilhota e a Associação Comercial do município. Entre 2014 e 2015, o ‘Moda Catarina’ vai realizar uma série de ações de capacitação, consultoria tecnológica, eventos e missões empresariais, com o objetivo de promover o fortalecimento da indústria da moda catarinense. Por meio do Projeto, são planejadas ações estratégicas para o polo, valorizando a união dos empresários e criando condições para a ampliação do mercado, agregando qualidade, valor e produtividade aos produtos, serviços e marcas. 
 
O Ilhota Fashion Day faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo SEBRAE/SC por meio do Programa Moda Catarina. O intuito é aumentar a visibilidade do polo e destacar Ilhota no cenário nacional. Em setembro será promovido um Bureau de Moda, no qual serão apresentadas as tendências de verão e inverno 2015 e em outubro será realizado o Varejo Fashion Show, com debates sobre novas tecnologias e estratégias para o futuro das empresas.

Importância do evento

A indústria têxtil do Vale do Itajaí é responsável por cerca de 65% da economia da região, o que contribui significativamente para o PIB do estado que já é o oitavo maior do país. Empresas situadas em Blumenau e em cidades vizinhas alcançaram projeção econômica nacional por meio da atividade. Dentre os municípios, Ilhota destaca-se na confecção de peças de vestuário, sendo conhecida com a Capital Catarinense da Moda Íntima e Moda Praia desde 2002, sendo responsável pela fabricação de 70% da produção catarinense destes trajes.


Empresas participantes do Ilhota Fashion Day

Anna Bia, Bicho Brasil, Company Man, Corpo Pimenta, Diara Moda Íntima e Praia, D´Lume Lingerie, Dolce Donna, Dukali Moda Íntima, Dukrys Moda Íntima, Dupan Moda Íntima, Elemento Mar, Eloeth Confecções, Ferlucci Moda Íntima, Gabriely Lingerie, Banka Panka Moda Praia, Matcho, Ilha’s Rio, Ilhomar Moda Íntima, Instinto Feminino Moda Íntima, Intimus Feme, Izabella Lingerie, Julemar Moda Íntima, Laços Costanini, Luleca Moda Íntima, Morena Bakana, Arte Delas, Rio Açu, RS Confecções e Sonolento.



A história do Polo têxtil de Ilhota/SC

Ilhota tornou-se a Capital Catarinense da Confecção de Moda Íntima e Moda Praia, em 2002, por meio da Lei nº 12.473. A conquista é resultado da iniciativa de diversos profissionais que fomentaram o setor têxtil da região a partir de uma crise econômica que provocou centenas de demissões nos anos 80.

O conhecimento adquirido em costura pelos moradores de Ilhota e o montante recebido em indenizações trabalhistas foram o necessário para iniciar a confecção caseira de biquínis e lingeries. As empresas familiares de Ilhota ganharam destaque na mídia estadual e nacional entre 2002 e 2003, por meio de desfiles de moda promovidos entre os empresários, que acabaram tornaram-se eventos anuais da cidade.

Parcerias com o poder público municipal, SEBRAE/SC e programas de incentivo ao turismo resultaram em um boom do setor, o que estimulou investimentos na área de tecnologia e na formação especializada de novos profissionais. Desde então, os empresários participam de missões empresariais e cativam novos investidores.

Atualmente, cerca de 100 empresas desempenham a atividade no município, inclusive com empresas exportadoras. Aproximadamente 500 mil peças são confeccionas mensalmente em Ilhota, por meio do trabalho de 1.500 funcionários que atuam no ramo – cerca de 13% da população local.

Com o apoio do SEBRAE/SC e o engajamento das 30 empresas que compõem o Projeto Moda Catarina, a Capital Catarinense da Moda Íntima, Praia e Fitness projeta tornar-se a mais bem sucedida e cobiçada do Sul do Brasil.

Categoria:

0 comentários